Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4

Home Estudos Bíblicos ONICIÊNCIA DE DEUS

ONICIÊNCIA DE DEUS

Salmo 139;7-13

Será que Deus sabe de tudo o que faço escondido?

Algumas pessoas ignoram os principais atributos de Deus que são a onipotência – cujo poder não tem limites (Sl 91.1); onipresença – Ele está em todo o lugar (Pv 15:3); e a oniciência – que é a capacidade divina de saber de todas as coisas (Sl 139:1). Quero aqui neste estudo abordar a oniciência e colocar em questão uma dúvida comum: será que Deusa sabe de tudo o que faço escondido?

Quando Davi escreveu o Salmo 139 é provável que estivesse passando por um momento de grande perseguição e aflição. Uma das hipóteses é de que Davi estaria com a consciência pesada por ter se adulterado com Bate-Seba, e ter mandado matar o marido Urias, um dos 37 valentes de seu exército. Diante de tal acusação buscava se justificar perante a Deus, por ter sido um homem integro e reto, até que cometesse tal pecado. Outra hipótese é de que Davi estaria em momento de grande perseguição por parte de tropas inimigas, tanto que nos salmos seguintes dá a entender que o rei buscava proteção divina e se justificava como homem de vida conhecida por Deus. Independente da condição em que Davi estava, o certo é que ele reconhece nos escritos deste salmo, um dos valiosíssimos atributos de Deus. Aqui Davi reconhece Deus como oniciente. Um Deus que tudo sabe.

No versículo 7 (Sl 139) Davi diz: “Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face?”. Nessa retórica o salmista confirma que não existe na Terra ou em qualquer outro lugar do Universo, que Deus não esteve com seu olhar fixado. Não tem como fugir da presença de Deus. Não tem como se ocultar de nossas vergonhas. Não há condição em que o homem possa se esconder do olhar vigilante de Deus. Em Jeremias 16:17 o profeta diz: “porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniquidade aos meus olhos”. Na epistola aos Hebreus (4:13) o apóstolo Paulo confirma: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”. Em Provérbios de Salomão (15:3) diz: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.

Se Deus tudo vê; tudo enxerga, então Ele também conhece o nosso presente e o nosso futuro. Não bastando os erros ocultos de um passado nada agradável a Deus, nos vem a certeza de que Deus também enxerga e conhece o nosso presente e nosso futuro. Aqueles pensamentos maliciosos e os planos diabólicos que vagueiam em nossa mente também não fica oculto aos olhos de Deus. Em Mateus 5:28 e o próprio Jesus que diz: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. Deus não precisa das acusações de Satanás para saber o que estamos fazendo em nossos dias e noites, que aparentemente estariam em oculto. O Senhor é soberano para discernir e esquadrinhar até os nossos pensamentos.

Diante de tamanha capacidade de Deus, você deve estar pensando: o que fazer então se não posso me esconder do olhar de Deus?  O profeta Isaiais (48:18) relata que devemos observar a Lei de Deus e cumpri-la: “Ah! Se tivesse dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”. Paulo escreve aos Efésios e na saudação indica três características que agradam a Deus: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,”. O cristão que busca a salvação e não apenas está numa igreja por conveniência ou para tentar ludibriar a Deus precisa tomar essas três medidas citadas pelo apóstolo: fazer a vontade de Deus; ser santo; e ser fiel a Jesus. Somente assim podemos nos livrar dos laços e armadilhas diabólicas que nos enganam e tem feito muita gente profanar. Provérbios 15:5 está escrito que “o insensato despreza a instrução do pai, mas o que atende à repreensão consegue prudência”. Pedro, quando fez o seu primeiro sermão e resultou na conversão de três mil pessoas de uma só vez, afirmou: “(...) Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Ao defender sua missão com autoridade Jesus afirmou, conforme o evangelho de João 8:31-32: “Disse Jesus aos judeus que tinham crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Em Apocálipse 3:11 João relava o que ouviu de Jesus em visão: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. O Senhor Jesus vai galardoar todos que permanecerem firmes na fé e não se abalarem.     

Rev SOLANO DE S. FERREIRA

Pastor Presidente Geral IEMM  

Mensagem pregada no domingo 11/01/09, em Porto Velho (RO).

***********************************************************